Universo da Notícia - Sua fonte de notícias na cidade de Santa Helena

Quinta-feira, 23 de Maio de 2024

Notícias Região

Termo de Cooperação assinado durante Expo Brasil Paraguai deverá impactar positivamente região lindeira

Várias autoridades regionais testemunharam a assinatura do documento.

Termo de Cooperação assinado durante Expo Brasil Paraguai deverá impactar positivamente região lindeira
Divulgação
Imagens
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Durante a 14ª Expo Brasil Paraguai, foi assinado o Termo de Cooperação que envolve diretamente as fronteiras de Foz do Iguaçu com Cidade do Leste, Santa Helena e Porto Índio e ainda, Guaíra e Salto Del Guairá. 
O Projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras Brasil Paraguai se deu em razão da complexidade dos processos aduaneiros nas fronteiras, somada aos já numerosos e dificultosos procedimentos nacionais, que são algumas das principais causas que limitam a integração regional em termos de processos comerciais entre os dois países.
O conceito da GCF refere-se a uma abordagem coordenada entre as agências nacionais e internacionais de controle de fronteiras com o objetivo de alcançar maior eficiência na gestão dos fluxos comerciais e de viajantes, ao mesmo tempo em que se cumpram os requisitos de conformidade.
Como resultado, o que se espera é o aumento dos fluxos comerciais regionais ao facilitar os processos de fronteira, o que resultará em uma redução do tempo e dos custos operacionais e, consequentemente, num aumento da competitividade das empresas na região.
Proposta
Para realizar o diagnóstico da situação atual, propõe-se trabalhar em conjunto com todos os
atores envolvidos no processo de transporte:
Setor Público: representantes das organizações que atuam nas fronteiras entre o Brasil
e o Paraguai (Aduanas, Ministérios de transporte, agricultura, saúde e migração, entre
outros).
Setor Privado: Representantes dos diferentes elos da cadeia logística do transporte
multimodal ao longo das várias rotas que compõem esses pontos de fronteira
(exportadores, importadores, despachantes aduaneiros, agentes de carga,
transportadores marítimos, terrestres, ferroviários e fluviais, portos marítimos e fluviais.

Assinatura do Termo

Colocaram suas assinaturas no Termo de Cooperação, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu, Danilo Vendruscolo, que é um dos coordenadores do Projeto de Gestão Coordenada de Fronteiras e liderou a Missão à Expo em Luque e o presidente da Câmara de Comércio Brasil Paraguai, Antonio Carlos dos Santos. 

Publicidade

Leia Também:

Além da exposição feita por Danilo Vendruscolo, o que animou bastante as lideranças de Foz, Santa Helena e Guaíra, foram as palavras do presidente da Câmara de Comércio Brasil Paraguai. Antonio Carlos dos Santos antecipou que já é determinação dos presidentes Santi Peña e Lula, atenção total ao projeto. O presidente paraguaio, por exemplo, já determinou a dois ministros para que liderem as negociações a respeito junto com as lideranças do Grupo de Gestão Coordenada de Fronteiras.

O momento foi acompanhado de perto pela comitiva da região que foi até Luque, cidade geminada com Assunção, composta também pelo prefeito de Santa Helena, Evandro Grade (Zado),  vice-prefeito de Guaíra, Gileade Osti e o presidente da Câmara de Vereadores de Foz, João Morales.

Ainda, estavam juntos, o vice-prefeito de Santa Helena, Clademar Maraskin (Dinho) e o assessor de Assuntos Alfandegários, Jaime Remor. De Foz do Iguaçu, outras lideranças empresariais ligadas à ACIF, inclusive Mario Camargo, diretor executivo da Exacta Despachos Aduaneiros e de Guaíra, quatro vereadores, incluindo a presidente do legislativo daquele município, Cristiane Giangarelli.

Do Paraguai, mais precisamente de Saldo del Guairá, esteve na comitiva o empresário Ramon Alberto Rojas Valle, o Tito Rojas, proprietário do Shopping Queen Anne.

FONTE/CRÉDITOS: Assessoria
Comentários:

Veja também

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!