Manter uma cidade permanentemente limpa e organizada não é tarefa simples e requer, além do trabalho constante dos servidores públicos, colaboração da população.
Além do lixo normal, principalmente orgânico e reciclável que é descartado todos os dias, existem outras situações que requerem a observância dos dias certos para depositá-lo em via pública. Outro detalhe é: separar sempre o orgânico do reciclável.
Na cidade de Santa Helena, a recolha de galhos acontece nas duas primeiras semanas de cada mês na Avenida Brasil sentido Rua Ângelo Cattani e seus bairros e conjuntos habitacionais.
Já na terceira e na quarta semana, o serviço é feito na Avenida Brasil sentido Rua Pará e todos os seus bairros, desde o Bela Vista até a região do Tiradentes.
Orgânicos são recolhidos todos os dias, com exceção do sábado, mas é necessário não colocar reciclado junto, pois esta recolha é feita nas terças e sextas no quadro da cidade e nas segundas e quintas nos bairros.
Os mais variados tipos de rejeitos que são descartados pela população têm regras diferenciadas. Por exemplo: restos de móveis, televisão velha, colchões, ocorrem em campanhas específicas, geralmente a cada dois meses e o proprietário precisa abriga-lo sob sua responsabilidade até a destinação final.
Há ordenamento específico também para eletroeletrônicos, restos de construção, pilhas, lâmpadas, pneus e remédios.
Existe um cronograma impresso (anexo) que dá detalhes a respeito, tanto da recolha na cidade, como no interior.
No interior, exemplificando, a recolha de recicláveis acontece nas segundas-feiras em São Clemente pela manhã e Sub-Sede à tarde. Os outros distritos, nas quartas-feiras, sendo São Miguelzinho, São Roque, Santa Terezinha e Navegantes pela manhã e Esquina Céu Azul, Moreninha, Vila Celeste e Santa Helena Velha, à tarde.
O lixo orgânico é recolhido nas segundas e quintas em Moreninha e São Roque e nas terças e sextas em São Clemente e Sub-Sede. Nas quartas, Esquina, Vila Celeste e Santa Helena Velha. Nas quintas, além de São Roque e Moreninha, também é recolhido o orgânico em São Miguelzinho, Santa Terezinha e Navegantes e aos sábados, Esquina Céu Azul e Pacuri.
A recolha de galhos e folhas no interior deve ser solicitada em cada subprefeitura.
Comentários: